27 setembro 2006

Ópera em Berlim cancelada...

A representação de uma ópera de Mozart foi cancelada em Berlim. Porquê? Temiam as reacções islâmicas ao espectáculo dado que existe uma cena em que aparacem as cabeças cortadas de Buda, Jesus e Maomé.
Lamentável, sem dúvida, mas revelador do estado das coisas!
Aguarda-se a qualquer momento a criação, na Europa, do Centro de Censura Islâmica... Pela Paz, claro!

5 comentários:

Diogo Ribeiro Santos disse...

ACHO MUITO BEM!
Não falo por muçulmanos e budistas, mas a minha sensibilidade de católico não percebe o que faz a cabeça cortada de Cristo em uma ópera cuja acção decorre... no século VIII antes de Cristo! A ópera é o Idomeneo, de Mozart, e trata do regresso a Creta de um dos heróis da Guerra de Tróia. Isso de fazer figurar as cabeças cortadas em cena parece-me profundamente gratuito, sobre ser de um mau gosto que desafia qualquer qualificação.
Mais: deviam proibir não só esta produção mas todas aquelas em que encenadores com profundos traumas de infância, adolescência e vida adulta, espancados pelos pais e traídos pelas mulheres, utilizam as obras-primas dos mestres para dar corpo às suas dementadas ideias. Sugiro portanto a esse pedaço de asno de encenador que escreva uma ópera e que depois ponha em cena as cabeças, cortadas ou não, da mãezinha, da tia, da irmãzinha e de quem lhe parecer melhor.
Cristo, Maomé, Buda e Mozart e o público agradecem.

Anónimo disse...

parece que a ópera vai ser reposta! A tal cena da polémica será protagonisada pela cabeça de uma comentadora deste blog. já avançaram vários voluntários a insistirem para fazerem pessoalmente o casting...

Anónimo disse...

A questão não é o conteudo da ópera! O problema reside na auto-censura e é assustador pensar ao ponto a que isto chegou: deixar de fazer algo, apenas e só com receio de incomodar alguns fanáticos. Já não se pode desenhar, citar ou representar! What's next??

Olindo Iglesias disse...

Censura cheira a fascismo. Proponho "Centro de Amigos do Islão". Tenho a certeza que será mais do agrado do BE.

Anónimo disse...

En un anterior articulo exprese que estaba a favor de censurar el Codigo Da Vinci porque, en mi opinion, (y recalco enfaticamente que es mi opinion) ese libro ofendia a Da Vinci, aparte de qe me aburrio a morir. Estaba siendo sarcastica, porque me parecia tan ridiculo censurarla porque ofendia a Jesus que si la censuraban por algo mejor que lo hicieran por respeto a la vida y obra de da Vinci. No estoy a favor de la censura, simplemente el libro me parecio tan malo que me da pena que mi amiga haya gastado dinero en comprarlo para que luego yo lo pudiera leer. Pero la pude expresar porque pude leer el libro, y que no me haya gustado se debe a que se mas de da Vinci, religion y literatura que el señor Dan Brown. De ahi a salir a la calle a impedir que otros lo lean seria un absurdo total. ¡Que lo lea todo el mundo! Puedo darles los enlaces para que lo descarguen gratis. Y luego digan todo lo que piensan del libro.

Hay miles de cosas artisticas que pueden ofender, desagradar, gustar o fascinar. Eso es el arte, eso es una expresion creativa, que nunca habra una opinion que sea "la unica" ¿Por que unos pocos van a decidir sobre los gustos de los demas? Concuerdo con DRS que es de pesimo gusto lo de las cabezas cortadas, pero dejemos que la gente juzgue si eso les gusta o no, y si no gusta nadie ira a verla y se acabo la representacion. Pero censurarla a priori... No.

¿La cabeza de quien va a ser protagonista en la escena de la cena, señor usuario anonimo? Porque si fuera la mia, entonces dejeme ir a la peluqueria primero. No quiero aparecer despeinada ante mi publico de admiradores que se preocupan tanto por mis opiniones. "Antes muerta que sencilla"

Y personalmente prefiero las operas de Verdi.