20 setembro 2006

Sócrates e as preocupações africanas...


José Sócrates discursa amanhã ( 21.09.06) na Assembleia Geral da Nações Unidas. Antes disso, o primeiro-ministro português compartilhará com Luis Amado e António Guterres um jantar, visitará os funcionários lusos da ONU e o pessoal diplomático acreditado em N.Y.
Depois do encontro agendado com Kofi Anan, logo pela manhã, Sócrates discursará e elogiará o trabalho do Secretário Geral na ONU, que termina o seu mandato a 31 de Dezembro, falando perante a Assembleia. Segundo fonte governamental, o discurso de Sócrates pretende defender o diálogo entre culturas e civilizações ( whatever that means!) sublinhar a importância da CPLP (???) e apelar a um aumento da ajuda pública ao desenvolvimento do continente africano.
Interessante o programa... Resta-nos a pergunta: apelar ao aumento da ajuda pública para o desenvolvimento? Importância da CPLP? Das duas, uma, ou o Primeiro-Ministro está mal assessorado ou não faz ideia nenhuma do que fala.
Curioso ver o primeiro-ministro português a falar destas matérias! Terá porventura conhecimento o Sr. Primeiro-Ministro do trabalho que tem sido realizado pela sua Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação? Pelo IPAD? Da total alienação da politica portuguesa face à CPLP?
Talvez fosse importante, antes de mais, avaliar o trabalho destes organismos, mudar de Secretário de Estado, reformar o IPAD e pensar realmente o que pretende o governo português da CPLP. Depois da estratégia delineada e do exemplo dado, venham então os discursos, não vão alguns parceiros da cooperação portuguesa, com representação na ONU, pensar que o PM português está baralhado, nomeadamente o Brasil, Espanha, Itália ou mesmo os EUA, que em matéria de cooperação com os Palop's já nos ultrapassaram faz muito tempo.

Sem comentários: