27 dezembro 2006

Tiro no Guterres...

CE aponta Portugal como exemplo a não seguir
A Comissão Europeia (CE) está a utilizar o caso português como exemplo a não seguir no alerta que está a enviar aos futuros países-membros da União Europeia.

A denúncia surge na edição desta quarta-feira do Jornal de Negócios, que cita um artigo publicado pela Direcção-Geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia, intitulado «Explosão e recessão em Portugal: lições para os novos membros do euro», no qual são sistematizados os erros cometidos pelo nosso País na fase imediatamente a seguir à entrada na união económica e europeia, em 1999.
Tomando por base estes erros, a CE retira cinco ensinamentos que devem ser seguidos pelos países que vierem a entrar na Zona Euro – em caso de forte crescimento da procura interna, seguir uma política orçamental restritiva; cuidado com os erros de sobreavaliação do crescimento do PIB nas fases altas do ciclo; aproveitar o maior dinamismo da procura interna para acelerar, e não adiar, reformas estruturais; manter controlado o crescimento dos salários; apertar a supervisão prudencial sobre os mercados financeiros.
Recorde-se que a Eslovénia é o próximo país a entrar na Zona Euro, já no próximo dia 1 de Janeiro.
In Diário Digital

3 comentários:

Chicão disse...

Os erros servem para isso mesmo, para se aprender com eles. E, se se conseguir aprender com os erros dos outros tanto melhor.
Curioso será que este "ensinamento" tenha surgido numa altura em que Durão Barroso preside a UE.
Cá eu não acredito em coincidências... Mas sou só eu!

Anónimo disse...

Em política não há coincidências... mas também não se deve escamutear a verdade dos factos, ou seja, as evidências neste caso! Ou há quem ache que sim?!

Anónimo disse...

ignoro la relacion de Portugal con la CE, o con la UE, pero pienso que los nuevos paises estan mirando mas bien el ejemplo español: como robar descaradamente dinero comunitario y seguir viviendo de el, sin esfuerzo.