16 novembro 2006

In memoriam


Numa cerimónia presidida pelo Presidente norte-americano George W. Bush e pelo seu antecessor Bill Clinton, foi lançada, em Washington, a primeira pedra para a construção de um grande monumento de homenagem a Martin Luther King.
O memorial a Luther King ficará entre os mausoléus de Jefferson e Lincoln- "Luther King receberá o seu lugar legítimo entre os grandes americanos homenageados no Mall" referiu o Presidente norte-americano no seu discurso.
É uma homenagem muito justa, embora tardia, àquele que foi o maior defensor e activista dos direitos civis dos cidadãos norte-americanos no Séc.XX e um modelo inspirador para inúmeros movimentos de direitos humanos e civis espalhados pelo mundo.
Prémio Nobel da Paz em 1964, Luther King foi um defensor e um seguidor das ideias de desobediência civil não-violenta, preconizadas por Mahatma Gandhi, vindo a morrer prematuramente ao ser assassinado em 1968.
Não deixa de ser curioso, que Luther King seja homenageado de forma cimeira, numa altura em que o governo dos EUA é liderado por George W. Bush, defensor e seguidor das ideias de defesa preventiva.

6 comentários:

Anónimo disse...

PBH... o menino não seja assim... "(...) quem nunca tiver pecado que atire a primeira pedra (...)" segundo alguém que a tia não se lembra bem quem, dizia.
Não acha que, mesmo tarde, é sempre hora de se livrar dos seus pecadinhos? então repare, agora que decidiram homenagear o tio King, redimiram-se de tal ordem que vão mandar, não só a primeira, mas as pedras todas e erguer um mausoléu gigante, não acha bonito da parte deles? Ouça, e se descobrir que sobraram "paralelos", como dizem as tias nortenhas amigas da tia, veja se arranja alguma lei que considera a tia apta a levar com as pedradas que a tia está mesmo a precisar dum pálê novinho em folha! Se for preciso a tia até dá férias à Rosario e paga a Segurança Social ao jardineiro... Beijinhos grandes querido

Anónimo disse...

Me parece una falta de respeto y una hipocresia insoportable que Bush sea tan descarado como para homenajear a King siendo racista. ¿Como puede homenajear a King, un pacifista, mientras carga en sus manos la sangre de tantos negros reclutados porque no tienen oportunidades de trabajo, que mueren en guerras que su propio gobierno, que les ha cerrado las puertas de esas oportunidades, ha creado, y que ni siquiera los menciona cuando mueren, a diferencia de los blancos? Oh, pobre soldadito blanco que muere en Irak, todos los medios corren a ver a sus padres, sin que importen los miles de negros y latinos que estan muriendo por nada. ¿Como Bush puede siquiera mirar una imagen de King cuando apoya un sistema judicial donde la pena de muerte se aplica con mayor rigor a los miembros de raza negra? Muchos condenados son llevados a la camara de gas sin ni siquiera saberse con certeza si eran o no culpables de los delitos de los cuales se les acusaron, solo por ser negros. Cuando fue gobernador de Texas no tuvo escrupulos para usar a prisioneros negros para el adiestramiento de los perros policiales y bajo su gobierno los condenados negros son mas numerosos que los blancos por los mismos delitos
Me da asco Bush, creo que es un ser repugnante, y creo que si realmente quisiera homenajear a King no haria monumentos. Es muy facil poner un monumento, lo que realmente valdria para King es mayor justicia social para todos, y eso jamas va a existir en Estados Unidos mientras gentuza como Bush exista

Anónimo disse...

Querida Marcela...
A menina, tem de ver que se existem mais prisioneiros negros a serem condenados à morte se deve ao facto que que é muito mais dificil domesticar tais amorosas criaturas! Ninguém tem culpa que existam mais criminosos negros que brancos... não parece à tia que seja a melanina mais concentrada a determinar o grau criminal do ser, mas lá que ajuda... Quanto à relação íntima Bush+King... Se bem me lembro a própria Igreja Católica "condenou à morte" uma data de "bruxas" e depois veio o tio JP2 pedir imensas desculpas... ouça, ou mira, como dizem as tias espanholas amigas da tia, considere isto como um pedido de desculpas e deixe lá o tio Bush dar um trono, ainda que de pedra, ao tio King!
bejinhos querida

Anónimo disse...

si bien los cientificos han demostrado que es efectivo que el acto criminal violento es mas probable en gente de raza negra, no es menos cierto que los sicopatas son en su mayoria blancos, y mi molestia va al hecho que un sicopata blanco tiene mas posibilidades de salir bien librado que uno negro solo por su color de piel. El delito puede ser el mismo, pero la pena no.

Siento profunda admiracion por Martin Luther King, creo que luchar por lo que uno cree de manera pacifica y demostrar que un mundo diferente es posible con la fuerza de la palabra es algo que pocas personas quieren hacer.La mayoria usamos la violencia. Bush solo hace esto para limpiar su sucia imagen, amparandose tras un hombre como King.

Anónimo disse...

Querida Marcela...
Aí é que a menina se engana!
O Bush é tão Bush que não se vai amparar atrás do homem que foi king, eheheh, vai ser mesmo Á FRENTE !!! vai ser mesmo á frente que o tio Bush se vai colocar aquando a inauguração, a tia pode garantir-lhe isso!

Anónimo disse...

tal vez tienes razon caetana, talvez me molesta tanto que Bush llegue a esos grados de hipocresia que no habia visto lo que indicas