20 outubro 2006

Os artistas da semana

É mal – O Secretário de Estado da Indústria, Castro Guerra, espantou o país com as suas palavras sobre as culpas do aumento da electricidade….Mas como a culpa não deve morrer solteira, também o nosso Secretário de Estado deveria contribuir para a poupança de energia….mantendo-se calado.


É bem – O governo agiu na altura certa e com rapidez, minorando assim o brutal aumento energético exigido pela entidade reguladora e permitindo que o acerto de contas seja feito de forma gradual nos próximos anos. É sem dúvida a forma correcta de intervir na economia, de forma equilibrada e justa.

Vai mal – Depois de sucessivos relatórios que evidenciam o aumento das actividades terroristas com o pós-invasão do Iraque e intervenção no Afeganistão, depois de ter assumido oficialmente que os EUA tratam prisioneiros de guerra recorrendo a métodos de tortura em campos secretos especializados, e depois de confessar que a violência no Iraque atingiu níveis preocupantes, brinda-nos agora com uma comparação entre a situação actual no Iraque e a célebre e fatídica ofensiva vietcong do Tet, durante o conflito do Vietname. O autor? Sim, ele mesmo, é o Presidente dos EUA, George W. Bush. Se isto continua, ainda o vemos exigir ao Congresso a retirada imediata e incondicional das tropas americanas do solo iraquiano.

É bem – O presidente da Comissão Europeia, o nosso Durão Barroso, tem-se batido pela criação do MIT Europeu. É uma iniciativa fundamental para a Europa e para o nosso desenvolvimento científico e tecnológico. Uma boa aposta para tentar apontar novos caminhos para construir uma Europa mais competitiva. Um sinal de que a comissão ainda vai tendo ideias próprias e projectos viáveis, capazes de mobilizar os Estados membros e as empresas.

1 comentário:

Anónimo disse...

No puedo opinar sobre politica portuguesa, pero sobre el señor Bush... Estuvo brillante esta semana pues si comparo Irak con Vietman ahora solo queda desear que a los norteamericanos les pase lo mismo que en Vietman y queden traumatizados un buen tiempo y no se les ocurra nuevas guerras. Pero lo dudo, porque ademas de esta comparacion ahora ha decidido cerrar el espacio exterior a los "países adversarios". Un ente que se cree dueño del espacio exterior para decidir quienes pueden o no salir del planeta pues realmente no esta muy bien del cerebro, si es que aun tiene despues de todas las drogas y alcohol que ha consumido y que dudo que haya dejado
Aparte, claro, del hecho de que se arrestase a una "potencial terrorista" de 14 años por decir que Bush merecia morir acuchillado. El pais de la libertad de expresion