17 março 2007

Canto Gregoriano


Para informação dos nossos caros leitores, deixo aqui noticia acerca da internacionalização do Coro Gregoriano de Lisboa. Não se trata de nenhum recado da Cúria, mas não queria deixar de informar acerca do interesse que esta antiga forma de expressão cantada pode ter nos dias de hoje, e como contribui para a internacionalização da música portuguesa.
O Coro Gregoriano de Lisboa, fundado em 1989 por um grupo de antigos alunos do Instituto Gregoriano de Lisboa, já editou três álbuns em CD: «Liturgia de Santo António» (1993), «Missa pela Paz» (1997) e «Missa pela Chuva» (1999, ao vivo). Este último não sei se terá alguma reminiscência americana!
O Coro Gregoriano de Lisboa actua a 03 de Junho no 13.º Festival de Música Sacra do Mundo de Fez, Marrocos. O Festival conta ainda com a actuação da soprano norte-americana Barbara Hendricks, a cantora brasileira Tania Maria e o London Gospel Community Choir.
Desejamos uma boa participação dos portugueses neste festival que me parece bastante ecuménico e que seguramente vai atrair muitos mulçulmanos.

1 comentário:

marcela disse...

Mientras no empieces a escribir en latin tus post...