06 setembro 2006

Faça o teste

O RMG avança, indómito, pela cena política nacional e internacional, lançando-se das alturas dos vôos da CIA para as querelas intestinas das concelhias do PSD, ora fustigando o Ministério das Finanças pelos seus erros e atrasos, ora procurando sondar os imprescrutáveis mistérios da vida autárquica do PCP (ou será CDU?), esse partido com paredes de vidro... fosco.
Por minha parte, tenho-me remetido ao silêncio, enquanto luto por inspiração que me permita acompanhar-lhe o passo. A coisa está para breve. Mas, até lá, proponho aos visitantes do blog que passem por www.politicalcompass.org e façam o teste elaborado pelos autores desse site para determinar o posicionamento político. Esquerda ou direita? Liberal ou autoritário? O resultado "vale o que vale", mas proporciona algumas surpresas. E, na volta do correio, deixem aqui um comentário relatando a experiência.

3 comentários:

Anónimo disse...

Claro está! os resultados não poderiam ser outros. Estou no quadrado superior à direita! Mas relativamente perto do centro! :)

alvespimenta disse...

Vejo que citou o título do livro "O Partido com paredes de vidro". Já é um começo. Só falta ler o livro, em vez de assimilar acriticamente as recenções críticas de intelectuais encartados. E que me diz do Ratzinger ter pertencido à máquina nazi? Diz-me com quem andas...

Diogo Ribeiro Santos disse...

Pois, terá pertencido, tal como Guenter Grass. Mas, as pessoas evoluem. Dou-lhe o exemplo de monsenhor Hélder Câmara, a quem os brasileiros chamam o "bispo vermelho", notável pelo seu apoio às classes mais desfavorecidas e pelas suas críticas à ditadura militar, e que foi um dos expoentes da Teologia da Libertação. Foi, em tempos, apoiante do Pórtico Fascista Brasileiro. Quem diria?!
Quanto ao livro, já o li: muito fraquinho, não faz jus à inegável qualidade intelectual do seu autor. Mas, se quiser recomendar-me outro livro sobre o tema, muito lhe agradeço. Por isso e também pelos seus comentários: o que aqui deixou e os que vier a fazer.