02 agosto 2007

RUA!


A exoneração de Dalila Rodrigues, Directora do Museu Nacional de Arte Antiga é uma vergonha à qual a opinião pública não pode ficar indiferente.
A incompetência, a prepotência e a ignorância da Ministra da Cultura e a nulidade da política cultural deste governo atigiram o grau máximo, a partir do qual o interesse dos cidadãos e os interesses da Res Pública passam a estar em risco.
Dalila Rodrigues é das melhores da sua geração. Consagrou-se na renovação e na dinamização do Museu Grão Vasco, fez uma brilhante carreira como dirigente cultural e desde que ocupou a direcção das Janelas Verdes têm trazido ao MNAA uma nova dinâmica, o apoio de Mecenas como o Millenium BCP e a apresentação pública de colecções e espólios há muito esquecidos.
A sua saída inesperada, fruto da teimosia e preseguição politica que começa a revelar-se preocupante em todos os níveis da administração pública portuguesa é uma humilhação pública que não pode ser permitida.
Faço por isso um apelo à participação numa vígilia, a acontecer hoje pelas 19h à porta do MNAA de apoio a Dalila Rodrigues, que espero, seja o primeiro passo de exigência de uma outra demissão, a de Isabel Pires de Lima.

Sem comentários: