23 outubro 2006

OE 2007: um mau orçamento..

Inicio hoje um conjunto de posts a propósito da proposta de Orçamento do Estado para 2007, tal como prometido.
Nas hipóteses do OE, todo o cenário macroeconómico é demasiado optimista nas suas permissas:
  • crescimento do PIB: 1,8%: nem o Banco de Portugal vai tão longe ao prever apenas 1,5%.

  • preço do petróleo: 67,6 dólares/barril, as previsões do Governo estão muito abaixo das do FMI que se situam nos 75,5 dólares, a das do Banco de Portugal que estão nos 73 dólares.

  • juros: a previsão do Governo situa-se nos 3,7% para o prximo ano, ora este valor já foi atingido prevendo-se que até ao final do ano se situe nos 4%.
Só podemos concluir que este orçamento é uma verdadeira utopia, assente em previsões que dificilmente se verificarão.
O PS faz com este orçamento precisamente aquilo que criticou nos orçamentos dos governos PSD/CDS: um conjunto de previsões macroeconómicas que a realidade se encarregará de desmentir!
Veja-se a opinião do deputado socialista Joel Hasse Ferreira a propósito do Orçamento para 2005 apresentado por Bagão Félix, retirado do Acção Socialista de 10 de Outubro de 2004:

"5. O cenário macroeconómico apresentado tem pelo menos duas dificuldades. A do petróleo e a do crescimento económico. Este foi já posto em causa pelas previsões de Outono difundidas pelo Eurostat, a partir de Bruxelas, as quais prevêem um crescimento económico de 2,2 por cento em 2005 e não de 2,4 por cento como aponta o Governo no cenário das Grandes Opções do Plano, base do próprio Orçamento de Estado. A estimativa do preço do petróleo é relativamente optimista e não é nada claro que se confirme (muito pelo contrário). Por outro lado, há que sublinhar que o Programa de Estabilidade e Crescimento apresentado em Bruxelas, no início deste ano, utilizando um preço do petróleo significativamente mais baixo, estabeleceu a previsão de um crescimento económico inferior ao hoje estimado."

Sem comentários: