04 abril 2007

O Blindado em acção...



Em complemento ao anterior post do PBH, reproduzo na íntegra um post publicado no blog "lisboalisboa2", que ilustra bem as relações perigosas entre este Governo e a Comunicação Social...

'Expresso’ não poupa o Primeiro-Ministro

As teses do ‘Expresso’ são três:
1ª – Sócrates quer controlar a comunicação social. E manda telefonar e telefona.
2ª – Sócrates coloca na banca amigos para controlar ainda mais domínios da vida portuguesa.
3ª – Há dúvidas e irregularidades no processo académico do PM na Independente (um problema que, segundo alguns jornais, está a preocupar alguns socialistas).

Aqui, hoje, interessa-me essencialmente a 1ª tese. De resto, e para todas estas teses, ver o ‘Expresso’, edição impressa. Páginas 2 e 3 (controlar, controlar, controlar) e ainda 10 e 11 (o curso do PM na Independente).

Testemunhos em directo:

1.Licenciatura- Sarsfield Cabral diz que ligaram «várias vezes» do gabinete de Sócrates para ele e para a redacção. O ‘Expresso’ diz que a partir daí deixou de haver referências à notícia. Estava-se a 22. O ‘Público’ tinha referido a dúvida sobre o curso. A RR estava a noticiar isso mesmo.- Ricardo Costa conta que na véspera da divulgação (portanto, a 21 de Março), houve logo telefonemas do gabinete de JS a dizer que aquilo não era notícia.- José Manuel Fernandes assegura que o facto de só a RR ter referido o tema se deve aos contactos afanosos dos membros do gabinete do PM para as rádios.- O ‘Expresso’ apurou que, enquanto durou a investigação, o próprio JS terá ligado pelo menos seis vezes para o jornalista do ‘Público’ que estava a investigar o assunto.

2.Incêndios- Ricardo Costa, que, ficámos a saber, trata por tu o PM, conta que quando JS estava de férias algures fora do país que estava a arder, isso foi notícia na SIC. «O PM ficou furibundo e telefonou-me directamente», diz R. Costa.

3.Em geral- José Manuel Fernandes diz que está farto de ouvir nos aviões, da boca do próprio PM, «bocas» sobre notícias que não lhe agradaram.

3 comentários:

Caetana disse...

o PM é maravilhoso e se não poder ligar aos jornalistas e ameaçá-los de aparecerem mortos numa valeta qualquer caso abram a boca para dizerem o que lhes vem à cabeça só porque estão munidos de uma arma milhões de vezes mais poderosa e perigosa que todas as Ébolas juntinhas deste mundo que é a carteira profissional de jornalista, qual é o point de ser PM??? Ou será que ser P.M. só é bom no Post Mortem do mandato... ou nem isso? Ele que aproveite enquanto lá está e intimide o mais que poder! Ou tente... pelo menos, ahahah, a tia apoia imenso.
Go Pinto de Sousa, Go Pinto de Sousa, Go Pinto de Sousa, a tia já se vê com os pompons aos saltos a fazer imenso de claque!

Anónimo disse...

RMG, al margen del asunto del blindage: acabo de leer que hubo un atentado en Argel ¿estas bien?

Disculpa que ocupe este espacio para preguntar, pero no tengo otra forma de saber si no te paso nada, o a alguien que conozcas. Si estas bien, me alegro y cuidate.

Hola Caetana, te echaba de menos

Anónimo disse...

Marcela, obrigado pela preocupação, felizmente está tudo bem.