20 maio 2008

A Guerra Civil


O PSD vai a eleições directas para eleger um novo líder no próximo dia 30.

Não deixo de me surpreender com o trajecto da anterior direcção. Luis Filipe Menezes e alguns dos que o rodearam na direcção do partido durante estes meses levaram anos a conspirar para obter aquele resultado. Conspiraram contra tudo e contra todos. Conseguiram trazer para as bases do PSD milhares de militantes sem qualquer capacidade política ou cívica mas que contribuiram durante anos para engrossar as fileiras dos seus apoiantes internos. Foi o caciquismo politico no seu pior!
Durante os meses que lideraram o PSD, e por essa via a oposição em Portugal, não produziram uma única ideia válida de que me recorde. A pergunta que me resta é: Para quê tantos anos de lutas, de debates, de caciquismo, de tempo, de talentos?? Era isto que tinham para dar ao país? Ao Partido? Estranha gente esta, e que desperdício!
Mas ao contrário do anterior confronto, que não produziu nada que interessasse ao país ou ao partido, os novos protagonistas representam ideias e projectos distintos e muito mais interessantes.
Pedro Santana Lopes é muito mais interessante politicamente que Menezes e Manuela Ferreira Leite é uma reserva dourada e antiga dos sociais democratas que não tem comparação com Mendes. Santana é um político nato, com tudo o que isso tem de bom e de mau. De bom tem o instinto e a inteligência, de mau tem o facto de ser um homem que precisa da política para sobreviver.
Santana tem, goste-se ou não, uma ideia de Portugal e dos portugueses. Sente o país e a política como poucos políticos portugueses da sua geração que temos visto passar ao longo dos últimos 30 anos. Ele não desiste, e isso não tem que ver com uma questão apenas de sobrevivência. Ele tem de facto propostas, e algumas bastante corajosas e interessantes e, ao contrário de outros também, nunca abandonou essa ideia que tem do país e que quer trazer para a política. Mas a sua teimosia pode ser também um sinal de debilidade.
Ao contrário de muitos, nunca achei Álvaro Cunhal um homem excepcionalmente inteligente. Culto, com uma capacidade de resistência fisica e mental notáveis, e uma capacidade de liderança ímpar; Sem dúvida! Mas retive-me sempre quando se defendia a sua inteligência e brilhantismo. Um homem que não muda nunca de opinião, mesmo sabendo que o modelo que defende ( no caso dele o soviético) não é válido, não é sinal de brilhantismo intelectual mas de teimosia intelectual. Orgulho talvez!
Se faço esta pequena divagação é porque Santana Lopes faz-me recordar esta situação.
Manuela Ferreira Leite é uma mulher inteligente e resistente. Surpreende-me pela audácia e pela capacidade de afirmar realidades, que apesar de aparentemente simples, são, na política portuguesa, raras. Fê-lo nas duas entrevistas que tive oportunidade de ler no Expresso e ver na SIC. Acho que daria uma boa Chefe de governo em Portugal, pela sua capacidade de liderança nata e pelo respeito, senão mesmo temor, que inspira a muitos. Em Portugal, e na política portuguesa, estas qualidades são mais importantes do que parecem. Não dará uma boa Presidente do PSD seguramente, mas isso é coisa que o país pode dispensar.
Não a temo, mas incomoda-me um pouco a sua frieza e visão economicista. A política precisa mais que rigor nas contas públicas e reformas económicas. Na verdade os portugueses estão um pouco cansados de economia e essa ciência ocupa quase todo o pensamento político de Ferreira Leite. Apesar disso, é, pelas qualidades que detém, o melhor anverso a Sócrates.
O PSD terá muito provavelmente uma Presidente pela primeira vez na sua história. A ser assim, é também muito provável que o país venha a ter, a breve trecho e pela segunda vez, uma Primeira- ministra.
A Política portuguesa transformar-se-à a partir de dia 30 de Maio inevitavelmente.

5 comentários:

Diogo G. Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diogo G. Tavares disse...

A minha perspectiva relativamente a estes dois candidatos:
-Acho que Santana Lopes já vai tarde nesta que é a corrida mais polémica dos últimos tempos, apesar das suas hipóteses serem muito elevadas.
-Quanto a Manuela Ferreira Leite perante aquilo que tenho assistido pelos meios de comunicação, vejo a candidata a fazer um "jogo" em que insiste em apontar os podres de Sócrates, quero com isto dizer que que Ferreira Leite se tem debruçado demasiado na prestação do PM e penso que isso não seja bom para promover a sua candidatura.

Pedro BH disse...

Caro Diogo Tavares.

Concordo consigo, mas a avaliação que faz talvez se deva ao facto de Santana concorrer nesta eleição, não só porque deseja voltar a ser Primeiro-Ministro, mas sobretudo porque quer e deseja fazer um ajuste de contas com o passado recente, facto esse, que eu não o censuro.
Quanto a Ferreira Leite, a candidata tem um objectivo muito bem delineado: ganhar as eleições ao Partido Socialista em 2009.

Diogo G. Tavares disse...

Pois bem. É verdade, Santana Lopes anda de certa forma "eufórico" para voltar ao partido até porque ontem assisti a uma entrevista ao candidato na Sic Notícias e para variar só disse mal dos seus adversários, penso que a campanha não se deve basear apenas em apontar o dedo. Manuela Ferreira Leite agrada-me por essa enorme vontade de derrubar o Partido Socialista em 2009 mas não será exagerado estas eternas referências a Sócrates?

Diogo G. Tavares disse...

Pronto já me apercebi a táctica de Manuela Ferreira Leite e transcrevo parte integrante de um artigo do Diário de Notícias:

"Ferreira Leite quer tirar o sono a Sócrates!
Directas. Antiga ministra diz querer contribuir para Sócrates se preocupar com as propostas vindas do PSD."