19 setembro 2007

Mendes vs Menezes : o debate...






Niilismo: O niilismo (ou nihilismo), do latim nihil (nada), é uma corrente filosófica que, em princípio, concebe a existência humana como desprovida de qualquer sentido.

4 comentários:

Anónimo disse...

BRAVO PBH!!!


E a Wikipédia ainda acrescenta:

> Niilismo-passivo - Segundo Nietzsche, o niilismo passivo (...) é a negação do desperdício da força vital na esperança vã de uma recompensa ou de um sentido para a vida; opondo-se frontalmente a autores socráticos e, obviamente, à moral cristã, nega que a vida deva ser regida por qualquer tipo de padrão moral tendo em vista um mundo superior, pois isso faz com que o homem minta a si próprio, falsifique-se, enquanto vive a vida fixado numa mentira. Assim no niilismo não se promove a criação de qualquer tipo de valores, já que ela é considerada uma atitude negativa.

> Niilismo-ativo - (...) Este segundo sentido segue o mesmo rumo, mas propõe uma atitude mais activa: renegando os valores metafísicos, redireciona a sua força vital para a destruição da moral. No entanto, após essa destruição, tudo cai no vazio: a vida é desprovida de qualquer sentido, reina o absurdo e o niilista não pode ver outra alternativa senão esperar pela morte (ou provocá-la)...


(gargalhadas)

Anónimo disse...

Ahh, Nietzsche... grande Nietzsche!!!!!! Es mi filosofo favorito, me divierte muchisimo leerlo.

Creía que el nihilismo (GRACIAS POR DECIR QUE DEMONIOS SIGNIFICA NIHILISMO PEDRO, LLEVO MESES TRATANDO DE SABERLO, PERO ME DABA MUCHA FLOJERA BUSCARLO) apuntaba a la destrucción de las estructuras sociales construidas por la costumbre y la norma, fomentada y protegida por las iglesias (cualquier iglesia) o credo religioso. Pensaba que el nihilismo apuntaba a lo que realmente significa "moral" o sea, lo que se acostumbra, un sistema de creencias y normas que rigen a un grupo social, que determinan lo que es correcto e incorrecto sin mas base que hace mucho tiempo que las cosas se hacen de esa manera, aun cuando muchas veces esa forma genere una serie de injusticias sociales.

Pero si lo que RM cito de Wikipedia es cierto (y no ha sido modificado por la CIA y el Vaticano, como se denuncio hace unas semanas) pos creo que me equivocaba.

Pedro BH disse...

Caro RM

Mantenho a versão simples da Wikipédia.
Nada mais!

Anónimo disse...

Caro PBH,

Eu entendo a sua consternação... tenha calma. Melhores dias virão para o seu partido... ainda que não seja dentro de dias ou meses ou anos... mas eles hão-de chegar, eventualmente. Fique confiante, apesar dos pesares!